sábado, 5 de maio de 2012

110 - Bolo de Chocolate e Nozes


Nestes dias de chuva só apetece enroscar no sofá com o marido, um cobertor, uma chávena de chá quente, um pedacinho de qualquer bolo de chocolate e um bom filme. ( ...e a gata que não nos larga)

Como estive de férias aproveitei para fazer este bolinho que vi já à muito tempo em http://www.petiscos.com/smf/index.php?topic=8052.0 e só tenho a dizer: Uma imagem vale mais que mil palavras… Vale cada minuto que saí do sofá para ir para a cozinha e toda a louça suja que depois tive que lavar. É uma delícia e ainda para piorar completamente viciante.

Ingredientes:

5 ovos
250 gr. de açúcar
125gr chocolate em pó pantagruel
260gr. de farinha
120gr. de miolo de noz
1 colher de chá de fermento
15 gr manteiga derretida
1 dl de leite meio gordo morno

Cobertura:
200gr. de chocolate em tablete
15gr de manteiga
1 dl de natas
metades de noz para enfeitar

Preparação:

Ligue o forno a 170.º C (elétrico). Num recipiente junte as gemas com o açúcar, adicione o leite morno e a manteiga amolecida (no micro-ondas), misture o chocolate em pó, o fermento e por fim o miolo de noz. Bata as claras em castelo e envolva ao preparado anterior suavemente, alternando com a farinha peneirada. Leve ao forno durante 50 minutos.

Preparação da cobertura:
Parta o chocolate em pequenos pedaços numa panela, misture a manteiga e as natas e leve ao lume em banho-maria, mexendo até obter um preparado homogéneo. Deixe arrefecer o bolo completamente e cobra com a cobertura. Por fim decore o bolo com metades de noz.
 

Bolo de Chocolate e Nozes
Preguiça na Cozinha

2 comentários:

  1. Que tem um aspecto delicioso e maravilhoso, tem... por isso venha para cá 1 fationa, eheheh
    bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Hummmmmmm, mas que bolo tão bom!!! Ando numa (boa) onda de chocolate, ainda experimento este!
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar