domingo, 17 de junho de 2012

116 - Pirâmides de Chocolate


Já referi, e volto a referir, adoro reciclar na cozinha. Fico sempre com a sensação que estou a poupar dinheiro, quando na verdade só sobrou porque fiz comer a mais ou comprei a mais. De qualquer forma estou a reutilizar em vez de colocar os restos no lixo e isso faz-me sentir bem.
A receita que vou partilhar hoje foi confeccionada de modo a consumir um resto de pão-de-ló que mantive no congelador desde o Natal.
Ficou tanto tempo no congelador porque não encontrava a receita certa. Estive sempre à espera de encontrar aquele bolinho de chocolate que compramos na pastelaria que é feito de outros bolos e sabe muito a chocolate. Faz-me lembrar as patelas de chocolate que comia na escola básica. Não sei se eram feitas de restos de bolos, mas tinham o mesmo sabor.
Onde trabalho, existem várias pastelarias e todas elas têm o bolinho com sabores e recheio diferentes, uns bolos nem levam chocolate, são branquinhos e com fruta seca tipo bolo-rei. (Deve dar para reutilizar bolo-rei também)
Esta receita fui buscar a este site, que adoro pelas receitas e pelos textos. Alterei apenas os frutos secos, porque os que compro na pastelaria têm e adoro o sabor.
Se, como no meu caso, o bolo saiu do congelador, deixe descongelar por completo, antes de levar ao forno. 

Pirâmide de Chocolate
Preguiça na Cozinha

 Ingredientes:

350gr de bolos recessos
1 ovo
100gr de açúcar
3 colheres de sopa de água
75gr de manteiga derretida
2 colheres de sopa bem cheias de cacau puro
25gr de amêndoas
25gr de avelãs
25gr de uvas passas
Casca de laranja raspada

Cobertura de chocolate:
400gr de chocolate de leite
Leite q.b.
Aroma de laranja (opcional)

Preparação:

Corte o bolo em fatias finas, disponha em um tabuleiro e leve ao forno para secar. Vire as fatias no forno para dourar os dois lados uniformemente.
Quando estiver seco, parta aos bocados e leve à picadora para enfarinhar.
Leve o açúcar ao lume com a água, até fazer uma calda, e leve os frutos secos a tostar em uma frigideira sem gordura.
Parta em pequenos pedaços os frutos secos e misture com a calda de açúcar, as passas, a casca de laranja raspada, o ovo, o cacau e a manteiga.
Por fim, junte a farinha de bolos, usando as mãos para amassar até obter uma massa homogênea. 
Plastifique a massa e ponha a refrescar no frigorífico.
Faça a cobertura, derretendo chocolate de leite e juntando um pouco de leite. (se quiser dar sabor ao chocolate acrescente aroma de laranja, eu juntei e gosto).
Molde a massa em pirâmides e verta colheradas de chocolate derretido.
Porque não tinha cerejas, nem chocolate branco, nem chantily, coloquei por cima uma pintarola.

Tenho à duas semanas estes bolinhos no frigorífico e ainda estão ótimos. (estou de dieta, caso contrário já tinham desaparecido)
Rendeu 14 pirâmides.

Pirâmide de Chocolate
Preguiça na Cozinha

Pirâmide de Chocolate
Preguiça na Cozinha

16 comentários:

  1. Desde pequena que eu adoro estas pirâmides, mas não fazia a minima ideia de como se faziam! Obrigada pela partilha, já guardei para colocar na lista a fazer!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gostei.... nunca me atreveria, acho eu.
    Vou acrescentar o seu blog a minha lista de visitas. Infelizmente neste momento tenho pouco tempo para me dedicar a esta arte.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom aspecto, já levo a receita, também fiz umas mas a receita é diferente. Obrigada pela partilha, já que fiquei a ver pirâmides,obrigada cunhado...

    ResponderEliminar
  4. Um excelente aproveitamento bem docinho :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Estas pirâmides só me fazem lembrar quando era pequenina...
    Quando me perguntavam "o que queres?" Eu, gulosa, com mais olhos que barriga, respondia sempre "este que tem mais chocolate" :)
    Ficaram muito bonitas as tuas!
    Também gostei muito do teu blog =)

    ResponderEliminar
  6. PARA MIM QUE ADORO CHOCOLATE ,PERDIA-ME JÁ.
    FICARAM UMA MARAVILHA.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pela visita, tambem não conhecia o teu cantinho e gostei muito :)
    bjinhs

    ResponderEliminar
  8. Sim as piramides são feitas de restos, de todo tipo de bolos, ate mesmo as merendas servem, nas pastelarias aproveitam tudo para fazer piramides e as tais rochas que são o mesmo so não levam o chocolate por cima.

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. boa maneira de aproveitar;) adorei ficaram lindas, beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá,
    Obrigada pela tua visita.
    Vim também até teu cantinho retribuir-te e fiz-me logo tua seguidora :))
    Gostei muito do teu blogue! Vou voltar sempre.
    Boa semana e beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Bom dia!

    Agradeço a sua visita ao meu blog.
    Gostei muito do seu e já estou a segui-lo.

    ResponderEliminar
  12. Consequеntly, а ԁiet plan full οf antioхidant nutгients reduсe
    risk for theѕе illneѕsеs.
    • Energy boost: When you losе weight, you ωill notice hοw muсh more
    energy you haνе and eνentually уou wіll be able to do mοre things.
    Exеrcise аnd a heаlthy diet is the only proven ωay to helρ you mаintаin your
    weight loss peгmanеntly.
    my web page > diet and weight loss articles

    ResponderEliminar
  13. I'm extremely impressed with your writing skills as well as with the layout on your weblog. Is this a paid theme or did you modify it yourself? Either way keep up the nice quality writing, it's rare to see a
    nice blog like this one today.

    Look into my blog post: Http://Www.Werbedealer.De
    My web site quantrim facts

    ResponderEliminar
  14. Hello everyone, it's my first visit at this web page, and post is genuinely fruitful designed for me, keep up posting such content.

    Also visit my web blog; quantrim guarantee
    Check out my website - quantrim usage

    ResponderEliminar
  15. Hi, just wanted to say, I enjoyed this blog post.
    It was funny. Keep on posting!

    Look at my site :: quantrim guarantee

    ResponderEliminar