quinta-feira, 13 de março de 2014

164 - Compota de Morango

Com este tempo lindo, na minha hora de almoço saio para passear um pouquinho. Às quarta-feiras, perto do meu local de trabalho fazem uma feirinha e quando preciso vou comprar os frescos, que são mais baratinhos do que nos hipermercados.

Numa dessas vezes vi uns morangos a bom preço e comprei com intuito de fazer compota, segue a foto e a receita. Gosto de sentir os morangos na compota por isso não passo a varinha mágica para triturar, mas quem gostar mais liquido deve-o fazer.

Ingredientes:
  • 1Kg de morangos
  • 800g de açúcar branco
  • 1 limão (sumo e cascas grossas)
  • 1 pau de canela
Preparação:

Lave os morangos, retire o talo e as folhas e corte-os aos bocados para a panela que vai fazer a compota, acrescente o açúcar, o sumo e as cascas do limão, o pau de canela e deixe o preparado a repousar por uma hora.

Leve então ao lume médio a cozer, durante cerca de uma hora, mexendo de vez em quando e esmagando alguns morangos.

O tempo de cozedura depende do fogão e da temperatura deste, mas é possível ver a consistência colocando uma colher de compota num prato frio, atravessamos com uma colher de pau, se a compota ficar dividida está pronta.

Retire as cascas de limão e o pau de canela.

Por fim, ainda quente, coloca-se, com ajuda do funil das compotas, nos frascos previamente esterilizados (lavados, fervidos e secos) e feche bem com a ajuda de um pano, por fim vire os frascos, dentro de uma bacia de água morna, durante 24 horas para que estes façam vácuo, permanecendo assim conservadas por mais tempo.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/

3 comentários:

  1. Que bem saberia agora numas tostas ou panquecas.
    Tem uma cor maravilhosa.
    Beijinhos
    Rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que voltou :) gosto muito das suas receitas dukan e queria mais. Se pudesse publicar era óptimo. Parabéns e bem vida Inês

    ResponderEliminar
  3. Eu também não costumo triturar as compotas gosto como pedaços de fruta
    Essa ficou uma delicia e com uma cor linda
    bjs

    ResponderEliminar