domingo, 23 de novembro de 2014

193 - Biscoitos de Manteiga de Amendoim

Voltei com a 4.ª receita do meu desafio pessoal - 12 Cookies for Christmas de Preguiça na Cozinha.

Quis fazer uma receita sem glúten e sem lactose, para aqueles que são alérgicos e que os preços das bolachas são um escândalo.

Pensei em farinha de arroz ou amido de milho, mas decidi comprar farinha sem glúten, foi quando vi que o preço era outro escândalo. Então lembrei-me da manteiga de amendoim que não tem glúten e tem muita proteína (mas é muito calórica).

Eu tenho sempre um frasco de manteiga de amendoim em casa, não gosto do sabor simples no pão, mas se acrescentar uma banana fatiada ou compota já gosto.

Sei que é ótimo para acrescentar em preparados de bolos, em crepes ou gelados. Estou a pensar criar uma barra de cereais com a manteiga de amendoim, mas ainda está em fase de ideia.

A manteiga de amendoim é super calórica e o açúcar da receita não ajuda em nada, mas com um amante de exercício em casa não fiquei muito preocupada e entre os de casa e as visitas as bolachas desapareceram rapidinho.

As bolachas ficam crocantes, com um sabor intenso a amendoim e é mesmo uma receita simples e um sucesso garantido.

Não tenho noção do número exato, mas renderam muitos biscoitos.



Biscoitos de Manteiga de Amendoim
12 Cookies for Christmas de Preguiça na Cozinha

Ingredientes:
500g de manteiga de amendoim
350g de açúcar branco
2 ovos tamanho médio
2 colheres de chá de fermento
1 pitada de sal fino
1 colher de chá de extrato de baunilha
Manteiga para untar a assadeira de biscoitos

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 175ºC.
Misture a manteiga de amendoim com o açúcar até ficar um creme macio. Acrescente os ovos, um a um (apenas acrescentar o segundo ovo quando o primeiro já não está mais visível) e depois o fermento, o sal e o extrato de baunilha.

Com uma colher, faça bolinhas com a massa e coloque no tabuleiro, pré-untado. Pressione as costas de um garfo para apertar a massa fazendo um desenho de riscos nos biscoitos.

Asse no forno por 8-10 minutos.

Deixe os biscoitos esfriarem por alguns minutos no tabuleiro antes de removê-los para as grades onde possam esfriar completamente.


4 comentários:

  1. Que lindos biscoitos. Devem ter ficado tão saborosos.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de Biscoitos de com manteiga de amendoim, mas os que tenho feito levam sempre farinha.
    ficam muito saborosos e sabem tão bem na hora do chá! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  3. Parece-me muito bem mesmo... tenho de experimentar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu sou vidrada por manteiga de amendoim, evito ter em casa pois só sossego quando vejo o fim! rsrsrs Mas vou ser obrigada a abrir uma exceção e comprar um pote para preparar esses biscoitinhos, ficaram uma perdição!!!!!
    Beijos e ótima semana pra ti!!! =)

    ResponderEliminar