segunda-feira, 12 de outubro de 2015

231 - Pavlova de Chocolate, Mascarpone e Morangos

Fui jantar a casa de uns amigos e fiquei de levar a sobremesa. Com duas horas para fazer alguma receita, decidi fazer o meu pão-de-ló de ovar, que fica sempre bem e que faz as delícias de quem come.
Mas, mais uma vez, fiquei com 10 claras para congelar e no congelador já tenho 20 claras. Foi quando me lembrei da Pavlova e arregacei as mangas.

Ainda não tinha feito em casa, porque o meu marido não gosta de merengues, mas surpreendentemente gostou de Pavlova.

A Pavlola é uma sobremesa em forma de bolo e a base de merengue cujo nome é uma homenagem à célebre bailarina russa Anna Pavlova.

É um doce crocante por fora, muito macio por dentro e com uma cobertura cremosa e fresca.

Foi um sucesso, não só pela própria imagem que é magnífica, mas pelo sabor e como tudo se derrete na boca. É divinal.

A repetir muitas e muitas vezes.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/


Pavlova de Chocolate, Mascarpone e Morangos

Ingredientes Pavlova:
10 ovos L (só as claras)
440g de açúcar
4 colheres de chá de amido de milho
4 colheres de chá de vinagre de vinho branco
3 colheres de sopa de chocolate em pó

Ingredientes para a cobertura:
200ml de natas de baunilha (frias do frigorifico)
2 colheres de sopa de açúcar em pó
Morangos frescos

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/


Preparação:
Ligue o forno a 150.º C. Bata, com o batedor elétrico, as claras em castelo, sem as deixar muito firmes. Acrescente o açúcar, aos poucos e continue a bater até ficarem bem firmes e brilhando, fazendo picos.

Junte o amido de milho, o vinagre e o chocolate em pó e bata para envolver.

Forre o tabuleiro de forno com papel vegetal ou tapete de silicone, sem acrescentar gordura. Com a ajuda de um prato desenhe um círculo e coloque o merengue dentro desse círculo, fazendo um monte como se de um bolo se tratasse e achatando o topo para facilitar a colocação posterior da cobertura.

Coloque, de imediato, a pavlova no forno e reduza a temperatura do mesmo para 120.ºC. Deixe o pavlova assar durante 80 minutos.

Ao fim desse tempo, deixe o pavlova arrefecer dentro do forno, com ele desligado, e com a porta entreaberta.

Retire a Pavlova do tabuleiro e coloque em um prato de servir.

Bata as natas, o mascarpone e o açúcar. Cubra o centro da pavlova e decore com morangos.


Só se deve cobrir a Pavlova antes pouco tempo de se servir.

http://www.galbani.pt/mascarpone.html

4 comentários:

  1. tão gulosa!!!! Que bom aspecto!!! Adoro tudo o que seja feito com mascarpone :D

    ResponderEliminar
  2. Acho essas pavlovas em formato oval mais giras do que as redondas! Para uma mesa de festa essa faz um vistanço! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Oi Dália!
    Ficou lindíssima a sua pavlova. Adoraria provar um pedacinho, hummmm, ia me deliciar! kkkk
    Bjssss amiga

    ResponderEliminar