quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Marmitas

A minha escola está para começar e a loucura dos meus dias também. São 5 dias por semana a sair de casa antes das 8 horas da manhã e voltar após as 24 horas. E nem estou a contar o fim-de-semana que recebo ou saio com os amigos e o dia acaba mais tarde.

Como estudo, o ano letivo para mim representa um recomeço, assim como a passagem de ano é para a maioria das pessoas.

São novos planos, metas e ideias que fervilham. Um desses planos é criar marmitas ao domingo para metade da semana e às quarta-feiras fazer marmitas para o resto da semana.

Com esta ideia pretendo me alimentar melhor e controlar melhor os meus gastos.

Como fico sem tempo acabo por pegar num pão, colocar qualquer coisa dentro e passar assim toda a semana. Como sou esquisitinha, não gosto de carne aquecida, por isso quando faço os pratos tenho que ter em consideração que se for carne vou comer frio.

A experiência começou a semana passada e estou a gostar. Tenho um pouco mais de trabalho no domingo e na quarta-feira, mas fico sem stress durante o resto da semana.

Um dos meus primeiros passos foi contar as refeições, somos dois em casa, o N. almoça no refeitório da empresa, mas eu tenho que levar almoço comigo. Então são 23 refeições em uma semana. Fiquei super admirada com o número.

Depois disso, criei uma lista com o nome das receitas que seriam feitas nessa semana e verifiquei quais os ingredientes que tinha em casa e aqueles que tinha que comprar. E fiz mais essa lista (eu meio que gosto de listas).

Fiz as compras, congelei ou guardei no frigorífico o que só vou precisar para quarta-feira e pus mãos à obra…

Como sou alérgica ao marisco, alguns de pratos que faço são só para o N e faço outro diferente para mim.

Vejam o resultado:



Segunda-feira
Almoço: Macarrão com molho napolitano e salada de canónigos
Jantar (2): Arroz Basmati, Bróculos Cozidos, Palitos de Cenouras cruas e Espetadas de Peru

Terça-feira:
Almoço: Quiche de Ricota e Presunto
Jantar: Esparguete integral com Camarão (N)
Bacalhau cozido com ovo e espinafres

Quarta-feira:
Almoço: Macarrão com molho Napolitano, salada de espinafres
Jantar: Arroz Basmati, salada de espinafres e tomate cherry, bife de frango grelhado (N)
Quiche de Ricota e Presunto e salada

As receitas são bem simples e faço quantidades suficientes para mais do que uma refeição. Se faço refeições com mais carne na primeira parte da semana, tento comer mais peixe na segunda. E o mesmo acontece com os hidratos, se faço mais refeições com arroz na primeira parte tento comer mais batata ou esparguete na segunda.

O que dizem da ideia?

7 comentários:

  1. Excelentes sugestões!
    Adorei.
    Beijinhos.
    https://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ideia fenomenal. Gostava de ser assim, organizada.

    ResponderEliminar
  3. ótima, ou não fosses minha irmã...
    ihihih, sempre conseguinter, manda é as receitas das quiches, a de ricota estava com um aspecto fantastico.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  4. já agora a do macarrão com molho napolitano...
    bjinhos

    ResponderEliminar
  5. É uma excelente ideia , as comidinhas tem todas muito bom aspecto.

    ResponderEliminar